quarta-feira, 30 de dezembro de 2009 | By: Albicastelhano

Escavações no Castelo ||





















Alguém me faz o favor de explicar onde estão estão estas peças que são algumas das que já foram descobertas nas escavações que já foram feitas no nosso castelo.
Foi-me dito que já algum tempo a câmara tinha feito uma exposição a mostrar o que foi descoberto no nosso castelo, se é verdade onde está esse material da exposição?
Para quando vai ser mostrado aos albicastrenses o que a empresa Novarqueologia descobriu cá?
É que o site dessa empresa tá parado á muito.


Fonte das Imagens: Os Jardins do Paço Episcopal de Castelo Branco



2 comentários:

Anónimo disse...

Actualmente o espólio recolhido nas escavações do castelo de Castelo Branco (1979/1984) encontram-se em depósito no MFTPJ, estando temporariamente à guarda do Museu Nacional de Arqueologia, onde foi alvo de estudo na minha tese de mestrado em arqueologia na FCSH-UNL, que será defendida no final deste mês.
A única coisa que não veio para Lisboa foram as estelas funerárias que se encontram em parte nos depósitos do MFTPJ e em parte no corredor que separa o museu do jardim do paço.

Segundo a informação que recolhi, as peças estiveram em exposição à época da escavação no Celeiro da Ordem de Cristo, passando depois a estar patentes na exposição permanente do MFTPJ até à sua reestruturação.
Não lhe sei confirmar se a exposição inicial foi organizada pela CMCB. Tenho fotocópia de uma pequena notícia publicada n'A Reconquista, mas infelizmente não sei onde a guardei.

Quanto ao espólio recolhido pela Novarqueologia não lhe sei dar nenhuma informação. Já vi algumas peças, uma vez que no âmbito da tese contactei os responsáveis da empresa e visitei as escavações por duas vezes, e já me propus estudá-lo, mas desconheço que destino lhe será dado.

O espólio recolhido em 2000 pela Dr.ª Sílvia Moreira e pelo Dr. Pedro Salvado também foi estudado no âmbito da minha tese.

Carlos Boavida

Albicastelhano disse...

Mto Obrigado pela informação Sr Carlos Boavida. Espero q a defesa da sua tese de Mestrado lhe corra bem.
Espero um dia poder ter em minha posse ou pelo menos ver a sua tese de Mestrado.
Finalmente alguém pega no nosso espólio e faz algo de interesse.
Boa Sorte

Enviar um comentário