quinta-feira, 30 de junho de 2011 | By: Albicastelhano

Passagem secreta?




Sempre ouvi dizer que o que as fotos mostram era uma das passagens secretas que iam dar ao castelo ou vice-versa.
Em puto entrei lá algumas vezes e andei uns bons metros mas ao começar a subir comecei a ficar sem ar e voltei para trás.
Do que vi foi corredores principais que tanto davam para o lado esquerdo como para o lado direito, umas espadas, estátuas e algumas peças em vidro.
Quando o nosso castelo foi invadido os habitantes teriam de fugir por algum lado e esta seria uma das passagens secretas

13 comentários:

Anónimo disse...

isso foi há quantos anos?
onde fica isto exactamente?
ainda é acessível?

Albicastelhano disse...

Que lá fui em puto? Há uns 15 anos.
Fica por debaixo de um dos tanques do Parque.
É acessível como pode ver pelas fotos que tirei dia 28, mas já esteve tapado por tijolos e cimento e abriram-no outra vez

Joaquim Baptista disse...

Isso que mostra nas fotografias são os alicerces do lago das coroas, somente isso.

Albicastelhano disse...

Sim, mas não entrei lá dentro para tirar mais fotos, mas se alguém lá for vai ver o que disse no meu post

Anónimo disse...

Claro que essa é uma das muitas passagens que existem desde o castelo ao resto da cidade.
Que eu tenha conhecimento, é essa, a outra por detrás do portão verde que está no Jardim do Paço, é aquela ao pé do Monte de São Martinho e a mais fascinante aquela que está no Centro de Saúde.
Eu já estive nessa que você refere, e também lá encontrei moedas, cerâmica e um bocado de uma malha.
Feito burro entreguei-os ao museu, e agora pelo que perguntei não têm conhecimento de que exista no espólio do museu o que encontrei, portanto alguém desviou isso e muito mais, mas claro que não se vai descobrir isso, nem interessa


EGO

Anónimo disse...

Essa é um das 4 que tenho conhecimento, mas dentro do Jardim do Paço há outra.


EGO

Albicastelhano disse...

A do portão verde?

Mhocas disse...

Mas vão dar onde exactamente? Junto do arco atrás da igreja do castelo?

Albicastelhano disse...

Aos que vão dar ao Castelo vão dar:
á única torre que existe até aos dias do grandes templários da parte detrás dessa torre, lembro-me em pequeno andar pelos terrenos adjacentes á dita muralha e ver por detrás dessa torre uma grande pedra e perguntei a algumas pessoas idosas e que informaram que foi uma das passagens secretas.
A outra que tenho informação vai dar ao miradouro de S. Gens

Tiago Afonso disse...

isso é apenas os alicerces do tanque apenas isso ! desde pequeno que sempre ouvi historias e mais historias sobre essa suposta entrada...eu tive a honra de fazer parte da equipa de restauraçao desse tanque porque vertia agua e no fim do trabalho depois de cheio ,entramos mais do que uma pessoa la dentro e nao é rigorosamente nada apenas os alicerces do tanque...se entrarem lá tem um caminho para a esquerda um em frente e outro para a direita, qualquer um deles vai dar ao mesmo e anda se a volta do tanque! mas clro fica sempre os boatos e as historias.. :)

Tiago Afonso disse...

ahh..e de facto existe uma passagem secreta no jardim do paço ,nao sei bem ao certo onde é mas foi garantido que foi tapado e no se tem acesso

Tiago Afonso disse...

e no castelo sei que uma das passagens situava-se no miradouro de S. Gens no local da fonte! que nao sei bem porque nas obras de requalificao foi retirado essa mesma fonte!

Benedito disse...

A meu ver e do que sei da historia dos Templarios tem de aver alguma escapatoria mas como é evidente os responsaveis nao querem que isso seije divulgado ! E o poco que esta ao lado da ponte velha ?

Enviar um comentário