domingo, 17 de julho de 2016 | By: Albicastelhano

Rica Câmara








Este texto é da Câmara Municipal de Beja referente há sua torre de menagem:

 "Reabre na próxima terça-feira, dia 19 de julho, pelas 10h00, o acesso à torre de menagem do Castelo de Beja. A cerimónia contará com a presença da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Dra. Ana Paula Amendoeira.
É com sentido do dever cumprido, que o Executivo Municipal informa que o Castelo de Beja voltar a estar em condições de ser visitado e desfrutado por todos os bejenses e visitantes da nossa cidade, como verdadeiro “mirante do Alentejo” como lhe chamou Manuel da Fonseca.
A reabilitação da torre de menagem do Castelo de Beja, a mais alta da Europa, cujo custo ascende a cerca de 500 mil euros, representa um passo emblemático no conjunto de obras em curso neste monumento.
Recorde-se que no início deste mandato, a torre de menagem encontrava-se interdita a visitas por motivos de segurança. Por outro lado, o estado de degradação da cobertura da torre de menagem e das escadas de acesso não conferiam as necessárias condições de segurança aos visitantes, decidindo-se avançar de imediato com a intervenção que agora se conclui.
No dia 13 de Novembro de 2014, ruiu parte de um varandim da torre de menagem. Nesse mesmo dia, em reunião de emergência no local, o executivo, pela voz do seu Presidente, assegurou que tudo faria, “para no mais breve curto espaço de tempo, reparar os danos e devolver ao país e à cidade a integridade do monumental Castelo de Beja”.
Definidas as metodologias de intervenção, contando para isso com o apoio técnico dos serviços da autarquia e da Direção Regional de Cultura do Alentejo, o Município avançou para a recuperação do monumento e vem agora convidar todos para a reabertura deste grandioso monumento, desafiando os convidados a subir os seus 183 degraus desta imponente torre com 40 metros de altura."

Não era possível aos do poleiro para dignificar a nossa história e a nossa herança  proporcionarem de uma vez por todas escavações arqueológicas que mostrem realmente onde se encontra a nossa torre de menagem.
E das duas uma ou reconstruí-la já que andaram a reconstruir as muralhas ou protegerem-na quer seja em plástico resistente ou outro material
 

0 comentários:

Enviar um comentário