sábado, 21 de março de 2015 | By: Albicastelhano

Isto é Castelo Branco V


 
"O aniversário dos 244 anos da cidade de Castelo Branco ficará marcado por um conjunto de atividades onde estarão presentes autarcas da localidade de Pulawy, com quem a capital da Beira Baixa está geminada. Na sessão solene que terá lugar esta sexta-feira, pelas 15H00 no salão nobre dos Paços do Concelho será também assinado um protocolo de colaboração entre as câmaras de Castelo Branco e do Fundão.
Luís Correia, presidente da autarquia albicastrense, refere que "as duas autarquias têm um trabalho desenvolvido, pelo que iremos procurar pontos de colaboração nas áreas do agroalimentar e da inovação. Os dois municípios têm infraestruturas nestas áreas que importa potenciar, desenvolvendo pontos comuns, de forma a atuarmos de uma melhor forma".
O presidente albicastrense refere que este acordo "vai definir pontos de entendimento entre os dois concelhos no setor agroalimentar". Mas também a preservação da natureza é focada nesse acordo, nomeadamente na Serra da Gardunha, que é classificada de paisagem protegida, e que abrange os dois concelhos. "Também aí temos feito um caminho importante", refere.
Luís Correia sublinha também a presença, nas cerimónias da comitiva polaca, a qual foi convidada pela autarquia albicastrense. "Iremos receber o presidente da câmara de Pulawy. Nesta visita ele terá oportunidade de ver a nossa atividade económica, mas também a nossa riqueza cultural", explica. Para o autarca albicastrense esta visita permitirá também "verificar outros pontos comuns entre os dois municípios".
Para além da assinatura do protocolo com a Câmara do Fundão, o aniversário do dia da cidade terá um apontamento musical da Orquestra de Violas Beiroas, antes da sessão solene. Como já é habitual, o aniversário da cidade terá também atividades culturais e recreativa. Assim, pelas 21h30, será apresentado o espectáculo Amato, uma peça de teatro com vários momentos musicais, o qual terá entrada gratuita.
Um espetáculo de vídeomapping, na fachada do edifício do antigo quartel de cavalaria, na Devesa, encerra as comemorações do aniversário.
As comemorações do Dia da Cidade encerram às 22h30, na Devesa, com um espectáculo de VideoMapping. De acordo com a nota de imprensa da autarquia, o espetáculo contará a história desde a criação da cidade até à atualidade."






 Esperava muito melhor de quem gere Castelo Branco.
Fundão e  Pulawy que têm a ver com a nossa história?