quinta-feira, 18 de novembro de 2010 | By: Albicastelhano

LOL



Novidades para Castelo Branco deste magnifico dia?
LOL nenhuma

13 comentários:

Kenny disse...

Suponho que seja um poster para estrangeiro ver.

:-)

Há um igual no castelo, adossada à muralha - lado interior - colada a Norte à chamada Torre dos Templários. : )

Anónimo disse...

Quem é que assim designa essa torre?

Bugs disse...

que tristeza... :(

Kenny disse...

Bastantes autores, na verdade, acho que até no folheto oferecido como Roteiro Turístico no Posto de Turismo nomeiam assim a torre, que não passa de uma memória mal reconstruída de um resto do Palácio dos Comendadores. :p

Assim de cabeça tenho a certeza que no livro 'Castelo Branco e Sua Região - História, Arte, Etnografia' de António Pires Nunes e João Henrique Ribeiro a torre é assim designada: Torre dos Templários. E há mais autores que seguem esta tendência, que nem discuto. :)

Por curiosidade, li algures que a outra torre, erradamente julgada como torre de menagem, se designa Torre do Mestre, e isso sim me pareceu estranho... é um nome bizarro, que não me parece correcto. :)

Kenny disse...

Omg... eu fui ver o tal site... a parte de Castelo Branco:

http://www.ficam.eu/component/content/article/2-fichas/38-castelo-branco.html

Que diz isto:
En toda la zona histórica de la ciudad son visibles muchas portadas quinhentistas que marcan la presencia de una gran comunidad judaica en la ciudad.

Simplesmente épico!!... =x

FAIL! =)

Bugs disse...

Bem em seguimento do post do Kenny... Encontrei esta referencia bibliografica da autoria da professora Maria Antonieta Garcia: A COMUNA JUDAICA DA VILA DE CASTELO BRANCO [1381-1496] e já agora também existe um ensaio escrito pelo arquitecto José da Conceição Afonso, director da delegação do IPPAR de Castelo Branco, intitulado Judaísmo e Arquitectura Vernácula Civil na Beira Interior Quinhentista.

Boas leituras :)

Anónimo disse...

... (suspiro)

Carlos Boavida

Albicastelhano disse...

Obrigado Bugs*************

Albicastelhano disse...

Porque suspiro Sr Boavida?

Anónimo disse...

Alguém me sabe dizer o mail de um Sr.Dr. Arnaldo que trabalha para a câmara de Castelo Branco e que é especialista das muralhas e do castelo dessa cidade?

Anónimo disse...

Suspiro porque é uma pena que existindo tantos trabalhos de qualidade (artigos, livros e teses) nos últimos anos sobre a História de Castelo Branco (e não falo da minha tese, que não é para aqui chamada) continuam a ser vendidas aos turistas e demais pessoas externas a Castelo Branco, as Histórias da Carochinha do costume.
Muito me espanta que ainda não tenham encontrado nada que "foram os mouros que fizeram!"

As ... são a minha forma de me pronunciar de forma escrita quando estou sem palavras...

Carlos Boavida

Kenny disse...

@Bugs: A questão é que os portados quinhentistas nada têm a ver com presença ou não judaica, to my knowledge.

@Carlos Boavida: Por acaso a alcáçova do castelo tem uma organização que podemos chamar templária, mas que provém do Outremer, das alcáçovas muçulmanas, a própria palavra alcáçova tem origem moura.

Mas pronto, ainda não arranjei tempo para encontrar paralelismos, mas sendo CB um castelo que supostamente os templários fundaram, porque não tem/teve uma Torre de Menagem em posição central?

Era uma peça tão importante nos castelos templários fundados em Portugal que, como exemplo, as Torres de Menagem de Tomar, Almourol e Pombal têm até umas inscrições com a data de edificação, que denota preocupação em mostrar a autoria das primeiras Torres de Menagem.

Mas já me estou a alongar e não tenho tido o tempo livre que gostaria de ter para procurar exaustivamente por paralelismos e exemplos... :(

E tenho encontrado trabalhos verdadeiramente fascinantes sobre a cidade, que desmistificam muitas coisas dadas como certas. Trabalhos académicos não publicados. =x

@Anónimo: Não conheço. Mas se tem dúvidas sobre algo deixe-as por aqui, costumam passar por cá especialistas na matéria. Este é um blog do catano! ;>

Anyway, alguém sabe o que se fez por cá devido ao dia das cidades amuralhadas? (para além de taparem bocados da muralha com os banners?). :>

Bugs disse...

kenny, sim eu sei... Quando disse em seguimento foi por tocar o assunto das comunidades judaicas, usei mal o termo de ligação. Mas simplesmente coloquei a bibliografia porque pensei que seria quase de certeza interesse do alibicastelhano...

Enviar um comentário