quinta-feira, 28 de outubro de 2010 | By: Albicastelhano

Palavras para que?










Estas fotos foram tiradas dia 20 de Outubro e como se vê continua quase igual o Urinol, tirando a porta que lhe dá acesso já não ter o cadeado.
Que se há-de fazer?
quarta-feira, 27 de outubro de 2010 | By: Albicastelhano

Que significa




Alguém me sabe explicar se este triângulo que está num das janelas da Igreja de Santa Maria do Castelo significa algo ou se foi um erro do pedreiro?
terça-feira, 26 de outubro de 2010 | By: Albicastelhano

Conferência II

Dia 23 de Outubro houve uma conferência  no Museu Tavares Proença Júnior chamada  Castelo de Castelo - Escavações Arqueológicas de 1979/84 e de 2000, essa conferência foi-nos apresentada pelo Mestre Carlos Boavida.
Fui mais o meu amigo Kenny, e pensávamos que a Conferência era até ás 21 como nos tinham dito e afinal só durou até 17 e tal porque o Museu tinha de fechar.
É o normal quando nos estamos a borrifar para os outros, preferem dar mais tempo às obras de arte que lá estão expostas que de arqueológico nada têm.
Este museu vai de mal a pior.
Quanto à Conferência em si adorei, aprendi mais algumas coisas, é para isso que servem as conferências não é? E conheci pessoalmente uma pessoa que admiro de seu nome Carlos Boavida.
O Senhor Carlos Boavida em vez de muita gente em Castelo Branco (atenção que o Sr Carlos Boavida não é Albicastrense de nascença) fez  mais pela minha cidade do que muitos albicastrenses, merecia mais consideração da minha cidade.
Aqui em Castelo Branco muita gente fala sobre a nossa história, sobre as escavações que ocorreram no nosso castelo mas não apresentam nada, já o Sr Boavida tenho o descaramento (onde é que já se viu isso) de fazer uma tese sobre Castelo Branco e dar-nos mais informações sobre o que se descobriu e mais algumas achegas sobre a nossa história.
Fazia um apelo às pessoas com poder cá em Castelo Branco, que eu infelizmente não o tenho porque se o tivesse muito mudava nesta cidade, que a Câmara lhe faça a devida homenagem a este grande Sr e lhe pague os encargos que forem necessários para que a sua tese seja publicada.



Algumas das fotos da Conferência, a primeira foto é do Grande Carlos Boavida, a segunda foto é dos Srs Pedro Salvado e João Garrido.


Queria agradecer ao Sr Carlos Boavida por ter utilizado uma imagem deste blog tirada por mim na sua apresentação de PowerPoint OBRIGADO!!!!!!!!!!!!!!!!

sábado, 23 de outubro de 2010 | By: Albicastelhano

Eu

Sou um doido para não dizer maluco pela minha cidade e por isso sinto-me frustrado por:
 Ter pessoas em cargos importantes da Câmara como por ex: Presidente da Câmara, vereadora da Cultura, arqueóloga e outras que se estão a marimbar para o que se passa com as escavações arqueológicas (pouco se sabe das últimas que houve), da destruição de Património, de embargarem obras  por se ter descoberto algo e depois nada fazerem; não divulgarem, de nada fazerem para termos um verdadeiro museu (que celeuma deu e continuo sem perceber a Câmara quer o museu ou não) que mostre realmente a nossa história, não homenagearem pessoas realmente importantes da nossa cidade cm por ex: António Capelo; Eugénia Lima; Pedro Alvites (grande templário), em vez disso damos espaço a quem nada fez pela cidade.
Ter uma oposição fantasma, por ex: já falei com pessoas da oposição sobre o que se está a passar com a destruição de património; escavações etc e até agora nada (0).
É importante dar uma boa imagem da nossa cidade; e não me parece que a tenhamos, pelo que falo com os meus amigos que estão espalhados por alguns cantos de Portugal e do mundo e principalmente o que leio em blogs e fóruns.
Alguém percebe porque uma cidade que já foi Capital Templária não tenha quase nada de Templário?
Alguém percebe porque não foi adquirido o original da Monografia de Castelo Branco de António Roxo?
Atenção que o original estava escrito á mão e tinha mais de 100 págs de anotações pelo próprio António Roxo ( a Câmara podia te-lo comprado mas não o quis. Porquê? Não tinha interesse em dar 3000€ (600 contos) pelo original
ou era caro?
Felizmente esse livro foi comprado por um coleccionador aqui da região.
Alguém percebe porque o resultado das ultimas escavações não foi ainda divulgado?
Estas e outras são as minhas frustrações em relação à minha Cidade
segunda-feira, 18 de outubro de 2010 | By: Albicastelhano

Que raio de cidade é esta?

Que raio se passa na minha cidade?
Então que cargas dágua faz um Senhor que não conheço de seu nome Manuel Cargaleiro ter 3 sítios para expor a sua bela obra?
Tem o museu dele, tem outro logo em frente na Praça Académica e na antiga biblioteca.


Só mesmo em Castelo Branco para se ter uma bela obra destas.
domingo, 17 de outubro de 2010 | By: Albicastelhano

Conferência

No âmbito das actividades comemorativas do Centenário do Museu é apresentada a conferência “Castelo de Castelo Branco – Escavações Arqueológicas de 1979/84 e de 2000” pelo mestre em arqueologia, Carlos Boavida.
Trata-se duma comunicação onde se apresentam os resultados das escavações arqueológicas realizadas no castelo de Castelo Branco, através da interpretação do material arqueológico dali resultante. 
Para o Museu este trabalho reveste-se de grande importância considerando que as peças resultantes das escavações de 1979/84 fazem parte da colecção de arqueologia do Museu, motivo pela qual a presente conferência está incluída nas comemorações do Centenário.


Eu vou e você vai?
sexta-feira, 15 de outubro de 2010 | By: Albicastelhano

Novidades há?



Para quando novidades deste edifício?
Este edifício que me lembro já foi a Rádio Juventude, Pré-escola, IPPAR e delegação dos Bombeiros.
Já ouvi dizer que seria um café mas até agora nada.
Alguém me sabe responder que vai ser?
sexta-feira, 8 de outubro de 2010 | By: Albicastelhano

Site

É com desagrado que vejo que a minha cidade tem um site de m....
É com este site que cativam os cibernautas a querer visitar Castelo Branco?
LOL